
por_DANIELA ALVES_ANA CLARA HENRIQUES
2023_ANIMAÇÃO 3D
Como escolher apenas uma coisa, das inúmeras que eu e Ana Clara gostamos em comum para esse projeto? Todo conceito foi embasado em uma animação que seria voltada para o lado artístico, e em apenas um mês desenvolvemos o conceito, cenário, personagem, modelagem e animação.
A proposta era livre, então decidimos fazer algo sobre as estações do ano, já que somos grandes amantes da particularidade de cada estação. Começamos a rascunhar e logo em seguida partimos para a modelagem no software Maya da Autodesk algumas coisas com base em desenhos feito a mão. A ideia foi criar uma animação que mostrasse todas as estações do ano e as coisas divertidas em cada uma delas. No inverno, criamos o boneco de neve para representar o frio e a neve que cai, na primavera, as flores mais coloridas e chamativas, no verão, a delícia das férias de brincar e se divertir, e no outono, o vento gelado que leva as folhas secas voando por aí.

inverno

primavera

verão

outono
Para poder, de fato, expressar o que queríamos com esse projeto, cada detalhe precisava sair exatamente como tínhamos imaginado, desde a escolha de cada cor, até o posicionamento de cada objeto minuciosamente. Após toda a modelagem feita, partimos para a animação e edição de luz e da câmera, mas mal sabíamos que seria um caminho tortuoso. Da mesma maneira que a modelagem tinha que ser feita com muito cuidado para não esquecer nenhum detalhe, a animação de cada cena e principalmente da câmera precisavam de muita atenção. Ao finalizamos a animação do personagem e dos objetos, começamos a trabalhar na animação da câmera do jeito que imaginamos.
Depois de muitas tentativas, conseguimos fazer com que ela girasse 360º e, a cada volta, mostrasse uma estação representando o ano passando durante os 30 segundos. Para poder juntar os frames e finalmente finalizar esse teaser, adicionamos o instrumental de uma das nossas músicas favoritas, utilizando o software Premiere da Adobe. Para finalizar, achamos um nome que fizesse todo o sentido com esse projeto que significou tanto para nós duas, que surgiu de repente enquanto a gente ouvia a música "August", da Taylor Swift: "The year sipped away". O nome faz uma referência conceitual a essa música, que representa a rapidez que o tempo passa - exatamente o que queríamos reproduzir.