
por_DANIELA ALVES_ANA CLARA HENRIQUES
2021_ARTÍSTICO
Esse é um projeto que foi feito por mim e pela Ana Clara Henriques em uma parceria com a 34a Bienal de São Paulo. Com o tema "Faz escuro mas eu canto", a Bienal de 2021 teve como foco a reivindicação do direito a toda complexidade das expressões de arte e cultura, e as próprias identidades dos indivíduos e dos grupos sociais.
Esse projeto consistiu em uma visita à Bienal, onde pudemos passar horas observando cada obra de arte exposta e, logo após essa visita, teríamos que escolher uma das obras para nos inspirar e criar uma peça visual e artística. Foi rápido e unânime que o Meteorito que sobreviveu ao incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro nos impactou e aquela seria nossa escolha. Nossa criação foi feita por meio de colagem, pintura e poesia em dois quadros que se complementam, sendo que cada um tem uma cor predominante – em um deles, o preto, que representou o "faz escuro" e, no outro, o branco, com tons amarelados que trouxe a estética da bienal e representou a luz e o "mas eu canto".
Com uma estrofe em cada um deles para compor o poema, a colagem é feita do próprio meteorito, e as pinturas feitas em seus arredores cruzando os dois quadros chama a atenção da peça principal. Para finalizar esse projeto, voltamos à Bienal para poder apresentar o nosso processo criativo e nossa peça final, que se tornou um dos projetos mais "artivista" já feito por mim e pela Ana Clara.