por_DANIELA ALVES _JULIANA ARNEIRO_MARIANA CHINARELLI_ PRISCILA PARENTE_THEO OKU

2022_EDITORIAL

A Beco surge com o intuito de mostrar a importância e a presença da arte na vida no cotidiano das pessoas. Com toda confusão e agito da cidade de São Paulo, o beco é seu ponto de fuga, onde você para, respira e observa.

O projeto começou a partir da ODS Educação de Qualidade, seguido de profundas pesquisas sobre o público-alvo, micro e macroambiente e os concorrentes. Muito além de uma revista impressa, a Beco pensa em uma maneira de como solucionar a carência de arte no sistema de ensino e a falta de acesso da arte no próprio dia-a-dia de muitas pessoas. Com 116 páginas, em um formato de 266x198mm, todo esse conteúdo inserido busca promover uma conversa diretamente com estudantes e profissionais da área da educação de 20 a 40 anos, prezando por um tom de voz com o qual essas pessoas se identifiquem com o conteúdo apresentado.

Para sua identidade visual, foi desenvolvido um logo tipográfico, nossa própria tag, a tag da Beco, feita a mão livre com caneta própria de tag, composto também por uma seta embaixo da escrita referenciando placas de rua, e também indicando um movimento para frente e para dar um toque final. Três traços foram feitos ao lado da letra “O”, para representar o eco dos becos vazios de São Paulo, mas também como um meio de anunciar a revista como um grito em voz alta. Desenvolvida por nós, cinco estudantes de design que sempre buscaram e buscam trazer a arte em seu meio de comunicar e influenciar a vida de cada um ao nosso redor.

A cada uma de suas edições, lançadas mensalmente, a Beco busca abordar uma linguagem artística diferente, como artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro. Todo o projeto gráfico foi feito a partir de um mapeamento dos elementos de comunicação que estão presentes nas ruas, tais como os cartazes, as escritas em tag, os grafites, as pichações, as placas de sinalização, juntamente com elementos característicos da rua, tais como arames farpados, faixas de pedestre, fios de eletricidade e latas de tinta. O resultado são gotas de tinta nas páginas respingadas e muitas, muitas escritas a mão no início de algumas seções e em trechos ao longo das páginas.

Anterior
Anterior

NA GARAGEM POD

Próximo
Próximo

VALDA